Rádio Hinos Inspirados


segunda-feira, 3 de junho de 2013

QUEM É JESUS




João 8.58: "Disse-lhes Jesus: em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou".

"Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz: João 18.37; Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim" - João 14.6.


VERDADE: [Do lat. veritate.]
Substantivo feminino.
1. Conformidade com o real; exatidão, realidade; 2. Franqueza, sinceridade; 3. Coisa verdadeira ou certa; 4. Princípio certo; 5. Representação fiel de alguma coisa da natureza; 6. Caráter, cunho.
Verdade de razão: 1. Filos. Verdade necessária e cujo oposto é impossível.
Em verdade: 1. Conforme a verdade; verdadeiramente; na realidade; de verdade; na verdade.


"Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus" – Sl 90.12; "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente": Hebreus 13.8. Não significa em primeiro lugar que Deus transcende o tempo, mas, sim, que é infindável no tempo – Stamps, 1995)



EXISTIR: [Do lat. existere, exsistere.]
Verbo intransitivo: O que exprime ação ou estado que não passa ou transita do sujeito a nenhum objeto.
1. Ter existência real; ser; haver; 2. Viver; estar; 3. Subsistir, durar;
Verbo predicativo: verbo de ligação:
4. Permanecer.


“Então, disse Moisés a Deus: Eis que quando vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós". (Êx 3.13,14)”.



- 70 vezes aparece o verbo ser no hebraico que pode ser traduzido por: ser, acontecer, existir (Mitchel, 1983).

- O nome EU SOU soa notavelmente próximo do verbo hebraico SER – HAVAH. É possivelmente uma combinação da forma verbal presente (EU SOU) e do causativo (EU CAUSO O EXISTIR). Yahweh, então, parece significar “EU SOU” e “EU CAUSO”. Deus é “Aquele que é” e “Aquele que causa” (Lucado, 2001).

- Este verbo (EU SOU), numa forma que produz o passado, presente e futuro ao mesmo tempo, dá o nome transliterado Jeová (Yahweh), que indica a natureza eterna e imutável de Deus (Shedd, 1997).

- ...o nome “Jeová” procede do verbo “ser”. A expressão “EU SOU O QUE SOU” revela o caráter de Deus como o Ser que tem existência própria, que é imutável e que causa todas as coisas, logo, o que existe por si mesmo: aquele que é, que era e o que há de vir, o Eterno (Soares, 2002).

- A expressão “EU SOU” significa uma existência que ultrapassa o tempo, e nesta declaração Jesus declarou ter a mesma divindade do grande “EU SOU”, o SENHOR (Jeová – grifo meu), cujo nome significava “aquele que existe eternamente” (Pearlman, 1995).

- Com tais declarações, identifica-se o Senhor Jesus com o Jeová do Antigo Testamento (Êx 3.14). Aliás, gramaticalmente, há uma correlação (relação mútua entre dois termos) muito forte entre ambas as declarações (Andrade, 1996).

- A expressão “EU SOU”, denota existência eterna absoluta (Ryrie, 1976, 1978).


PRECISAMOS DESTE DEUS:

1. IMUTÁVEL (Pois eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos Malaquias 3.6; Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente: Hebreus 13.8.);

2. INCAUSADO (Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus – Salmos 90.12; E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele – Colossences 1.17).

3. INGOVERNADO (Quem guiou o Espírito do SENHOR? E que conselheiro o ensinou? – Isaías 40.13; sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas - Hebreus 1.3)



“EU SOU”
A Bíblia diz que somente o Deus Jeová, de Israel, é “Eu Sou” (Dt 32.39). O texto hebraico diz Ani Hu, “eu [sou] ele”, e aparece também em Isaías 41.4; 43.10; 46.4; 52.6. A Septuaginta traduziu essa expressão por ego eimi, “Eu Sou”, a mesma usada em João 8.58. Mesmo o texto hebraico do Novo Testamento traduz João 8.58 por Ani Hu. O “Eu Sou” de Êxodo 3.14 é ehyeh, em hebraico, Ehyeh Asher Ehyeh, ou seja, “eu sou o que sou”. A Septuaginta traduziu esta expressão por Ego Eimi ho On, ou seja, “Eu Sou o Ser”. Convém ainda salientar que o verbo “ser” está desprovido de tempo, não encerrando, portanto a idéia temporal. Com isso Jesus está afirmando que é Eterno. O conceito de tempo nesse texto recai sobre a palavra prin, que se traduz por “antes”, e o acentuado contraste entre os verbos gregos “existisse” (genesthai)” e eu “sou” (eimi) mostra que mesmo antes de Abraão existir Jesus já existia eternamente – Soares, 2002.


EU SOU NO ANTIGO TESTAMENTO


1. EU SOU O TEU ESCUDO - Gênesis 15.1
2. EU SOU O DEUS TODO-PODEROSO - Gênesis 17.1
3. EU SOU O DEUS DE BETEL - Gênesis 31.13
4. EU SOU O DEUS DE TEU PAI, O DEUS DE ABRAÃO, O DEUS DE ISAQUE E O DEUS DE JACÓ - Êxodo 3.6
5. EU SOU O QUE SOU - Êxodo 3.14
6. EU SOU O SENHOR - Êxodo 6.2
7. EU SOU O SENHOR, QUE TE SARA - Êxodo 15.26
8. EU SOU O SENHOR, TEU DEUS - Êxodo 20.2
9. EU SOU SANTO - Levítico 11.45
10. EU SOU O SENHOR QUE VOS SANTIFICA - Levítico 20.8
11. EU SOU DEUS - Salmos 46.10
12. EU SOU O PRIMEIRO E EU SOU O ÚLTIMO - Isaías 44.6
13. EU SOU O MESMO - Isaías 48.12
14. EU, EU SOU AQUELE QUE VOS CONSOLA - Isaías 51.12
15. EU SOU - Jeremias 1.8
16. Eis que EU SOU CONTRA os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com a sua vã jactância - Jeremias 23.31
17. EU SOU CONVOSCO - Jeremias 42.11
18. EU SOU O VOSSO MARAVILHOSO SINAL - 12.11
19. EU SOU O SENHOR JEOVÁ - Ezequiel 13.9
20. EU SOU GRANDE REI - Malaquias 1.14


EU SOU NO NOVO TESTAMENTO

- João registra por Vinte e Uma (21) a declaração “EGO EIMI” de Cristo Jesus. No Evangelho que escreveu, João procura mostrar, mostra e prova que Jesus é o Filho de Deus. Daí o fato de estarem registradas várias declarações do próprio Jesus acerca de quem Ele era. Através de “EGO EIMI”, aprendemos sobre: Sua natureza, caráter, poder e autoridade, ou seja, em tudo semelhante ao Pai: “Façamos o homem à nossa IMAGEM (o qual é IMAGEM do Deus invisível, o primogênito de toda a criação - Cl 1.15), conforme a nossa SEMELHANÇA”;

- Mateus registra Uma (01) vez apenas;

- Marcos Registra Duas (02) vezes.
 
Temos então, um total de 24 vezes em que Jesus Cristo, o nosso Senhor e Salvador declara de si mesmo que Ele é semelhante (pessoa ou coisa da mesma natureza de outra, ou parecida com ela) ao Pai.


1. Jesus disse-lhe: Eu o sou (ego eimi), eu que falo contigo. João 4.26.
2. E Jesus lhes disse: Eu sou (ego eimi) o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede. João 6.35.
3. Eu sou (ego eimi) o pão da vida. João 6.48.
4. Eu sou (ego eimi) o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer desse pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. João 6.51.
5. Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou (ego eimi) a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8.12.
6. Eu sou (ego eimi) o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai, que me enviou. João 8.18.
7. Por isso, vos disse que morrereis em vossos pecados, porque, se não crerdes que eu sou (ego eimi), morrereis em vossos pecados. João 8.24.
8. Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do Homem, então, conhecereis quem eu sou (ego eimi) e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou. João 8.28.
9. Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou (ego eimi). João 8.58.
10. Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade vos digo que eu sou (ego eimi) a porta das ovelhas. João 10.7.
11. Eu sou (ego eimi) a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. João 10.9.
12. Eu sou (ego eimi) o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. João 10.11.
13. Eu sou (ego eimi) o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. João 10.14.
14. Disse-lhe Jesus: Eu sou (ego eimi) a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; João 11.25.
15. Desde agora, vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou (ego eimi). João 13.19.
16. Disse-lhe Jesus: Eu sou (ego eimi) o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. João 14.6.
17. Eu sou (ego eimi) a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. João 15.1.
18. Eu sou (ego eimi) a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer. João 15.5.
19. Responderam-lhe: A Jesus, o Nazareno. Disse-lhes Jesus: Sou eu (ego eimi). E Judas, que o traía, estava também com eles. João 18.5.
20. Quando, pois, lhes disse: Sou eu (ego eimi), recuaram e caíram por terra. João 18.6.
21. Jesus respondeu: Já vos disse que sou eu (ego eimi); se, pois me buscais a mim, deixai ir estes, João 18.8.
22. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu (ego eimi); não temais. Mateus 14.27.
23. Porque todos o viram e perturbaram-se; mas logo falou com eles e disse-lhes: Tende bom ânimo, sou eu (ego eimi); não temais. Marcos 6.50.
24. E Jesus disse-lhe: Eu o sou (ego eimi), e vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-poderoso e vindo sobre as nuvens do céu. Marcos 14.62.
25. Vós me chamais Mestre e Senhor (kurios – equivalente ao hebraico Iavé) e dizeis bem, porque eu o sou. João 13.13.


No Eterno,

Ir. Márcio Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de preencher, um conselho: pense no que vai escrever. Pondere suas palavras. Respeito é tudo e inteligente.
Venha somar com seus comentários para que todos saiam ganhando.

Ir. Márcio Cruz