Rádio Hinos Inspirados


quarta-feira, 26 de agosto de 2020

SUPERCRENTES E LACRADORES

 

 
 

Texto* que recebi, via WhatsApp

• Eu não me escandalizei quando descobri que Moisés matou um egípcio.
• Eu não me escandalizei quando descobri que Davi adultério e ainda matou o traído.
• Eu não me escandalizei quando descobri que Abraão o pai da fé mentiu.
• Eu não me escandalizei quando descobri que Eva & Adão foram persuadidos por uma serpente.
• Eu não me escandalizei quando descobri que sansão perdeu o Espírito de Deus por causa de prostituição.
• Eu não me escandalizei quando descobri que Paulo entregou dois homens nas mãos de satanás.
• Eu não me escandalizei quando descobri que Esaú trocou sua primogenitura por um prato de lentilha.
• Eu não me escandalizei quando descobri que João queria ateiar fogo na cidade.
• Eu não me escandalizei quando descobri que Pedro tentou matar malco.
• Eu não me escandalizei quando descobri que o tesoureiro traiu Jesus e ainda o beijou.


Sobre escândalos, se escandalizar, vamos à Escritura?
Afinal, Ela interpreta e si própria, não segundo ao que penso ser certo em minha própria, íntima e pessoal filosofia. Típico texto seco, anacrônico e estilo lacrador onde percebe-se uma (pseudo) espiritualidade acima dos demais.

 
• “Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!” Mateus 18.7

• “E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!” Lucas 17.1


• “Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se uns aos outros, e mutuamente se odiarão”. Mateus 24.10 ARA

• “Melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma pedra de moinho, e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequenos”. Lucas 17.2”

• “Portanto não nos julguemos mais uns aos outros; antes o seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão” Rm 14.13

• “Mas, vede que essa liberdade vossa não venha a ser motivo de tropeço para os fracos”. 1ª Coríntios 8.9

• “Não vos torneis causa de tropeço nem a judeus, nem a gregos, nem à igreja de Deus”. 1ª Coríntios 10.32

• “não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado”. 2ª Coríntios 6.3


Ao ler textos como o do início, onde alguns tentam passar a imagem de seres superiores, me vem à memória as palavras do professor Lawrence Richards, em seu Comentário Bíblico do Professor. Muito embora o contexto se refira ao Sermão do Monte, o princípio da compreensão das Escrituras e seus registros também pode ser aplicável no texto “super over power”. Ele diz:

O impacto da mensagem do Reino dos Céus provavelmente não nos atinge com a mesma força que aos crentes da época de Jesus. Hoje, temos a revelação completa do NT e estamos conscientes da ação de Jesus em nossa vida por meio do Espírito Santo. Para os homens e mulheres que ouviram o ensino de Jesus, o conceito era novo e poderoso, pois aguardavam a intervenção de Deus apenas para o futuro. Quando ouvidas pela primeira vez pelos discípulos, as conhecidas bem-aventuranças devem ter soado de forma chocante e estranha (escandalosa – adendo meu). Hoje, em razão de nossa familiaridade com elas, soam até bem aos nossos ouvidos. Com isso, porém, corremos o risco de perder a profundidade e o forte desafio que representam. Pronunciadas pela primeira vez, devem ter causado um efeito esmagador.”


Menos filosofia de boteco e mais lastro bíblico, por favor!


Nele, que é o Único Perfeito,
 
Ir. Márcio da Cruz


*o texto está com a escrita original

*as referências bíblicas estão baseadas na ARC, salvo indicação em contrário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de preencher, um conselho: pense no que vai escrever. Pondere suas palavras. Respeito é tudo e inteligente.
Venha somar com seus comentários para que todos saiam ganhando.

Ir. Márcio da Cruz