Rádio Hinos Inspirados


segunda-feira, 22 de junho de 2020

MUNDO E SEU AMPLO SIGNIFICADO


Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do MUNDO é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do MUNDO constitui-se inimigo de Deus”. Tiago 4.4

Porque Deus amou o MUNDO de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3.16


Pois então!

Se amizade do MUNDO é inimizade contra Deus como explicar a perícope joanina?

Repare que em ambos textos, a palavra MUNDO aparece. Se a “simples” amizade do MUNDO é problema, como classificar quem AMA O MUNDO? Ou será que Deus não amou o MUNDO?


Repare no imbróglio
que uma mente ignorante por opção pode causar:
  • Amizade do MUNDO é inimizade contra Deus
  • Deus amou o MUNDO
  • Deus é inimigo dEle mesmo

- Mas Ir. Márcio, a palavra mundo não é a mesma!

OXE!!! Como não? Não tá escrito isso no texto lá em cima em caixa alta e sublinhado? Com todas as cinco letras nas nossas versões em português? Vamos ver (ler) como está no original?


Tiago 4.4, de acordo com o Textus Receptus: “μοιχοι και μοιχαλιδες ουκ οιδατε οτι η φιλια του ΚΟΣΜΟΥ εχθρα του θεου εστιν ος αν ουν βουληθη φιλος ειναι του ΚΟΣΜΟΥ εχθρος του θεου καθισταται”

João 3.16, de acordo com o Textus Receptus: “ουτως γαρ ηγαπησεν ο θεος τον ΚΟΣΜΟΝ ωστε τον υιον αυτου τον μονογενη εδωκεν ινα πας ο πιστευων εις αυτον μη αποληται αλλ εχη ζωην αιωνιον”


Apesar da última letra ser diferente, tanto ΚΟΣΜΟΥ, como ΚΟΣΜΟΝ são derivações de ΚΟΣΜΟΣ COSMOS, verbete usado geralmente para referir-se à Criação e tudo o que nela há. Nisso concordam Vine, Gingrich & Danker, Robinson, Louw & Nida, Vincent, Andrade, Buckland.

- Sim, Ir. Márcio, mas como explicar então o que é mundo?

Simples, meu querido irmão em Cristo. O contexto (imediato, anterior, posterior, amplo...) vai encaminhar você ao que o escritor estava querendo dizer quando escreveu, para quem escreveu e porquê ele escreveu.

Se não atentarmos para isso, massificaremos ainda mais certas coisas absurdas – como disse Paulo, com aparência de piedade -, que insistem em manter-se em pé, Igreja afora e procuradas ser enfiadas goela abaixo no povo como se fossem Doutrina Bíblica Genuína.


Concluo com o que disse E. Haller:

“Ninguém precisa temer a exegese, a não ser o preguiçoso ou o negligente!”


Na Paz que excede todo o entendimento,

Ir. Márcio da Cruz



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Ir. Márcio da Cruz