Rádio Hinos Inspirados


segunda-feira, 23 de setembro de 2019

OS ARGUMENTOS PAULINOS




A característica mais marcante que eu encontro em Paulo e em seus escritos e ensinos (são 13 cartas), buscando o desenvolvimento sadio da Noiva de Cristo, e que em anos-luz de distância ele supera os teólogos da história e principalmente os atuais, é o uso sobejante que ele faz das referências Escriturísticas (afinal, Escrituras era o termo usado, e não Bíblia).

Paulo procurava não apoiar a sua doutrina no que disse A, B, ou C, mas no que “Assim, disse o Senhor”. Tanto é que ele ao escrever aos cristãos em Corinto, ele diz: “Irmãos, quando estive com vocês, anunciando-lhes o mistério de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria. A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a fé que vocês têm não se apoiasse em sabedoria humana, mas no poder de Deus.” 1Co 2.1,4,5.

Irmão, você é contra a Teologia?

Respondo com outra pergunta: Diante do texto bíblico que escrevi acima (e foi Paulo quem disse), Paulo era contra o estudo sistemático das Escrituras?

Pois bem!

Precisamos reconhecer um inconteste fato: Atualmente e infelizmente, a Bíblia tornou-se peso dois. Uma prova disso? Verifique as discussões atuais. Elas sempre buscam chancela no que disse A, B ou C, não no que (como disse Jesus – Mt 4.4,7,10; Lc 4.4,8,10) “ESTÁ ESCRITO”.

Voltando a Paulo... Ele era um homem de um conhecimento incrível, uma piedade muito acima da nossa, mas mesmo assim, preferiu descansar nAquele que detém toda a sabedoria (Rm 11.33). E por que ele não procurou apoiar-se no que diziam os sábios judeus e seus antepassados com seus escritos e ensinamentos? Por que ele fazia uso exclusivo das Escrituras para ensinamento do povo de Deus?

A resposta pode ser encontrada justamente no texto que escrevi mais acima, as palavras que Paulo disse aos coríntios: para que a fé deles não se apoiasse em sabedoria humana, mas no poder de Deus.

Volto a dizer que não tenho nada contra o estudo bíblico e teológico acerca de Deus e Seu Reino. Eu mesmo tenho duas estantes cheias de livros e tantos outros mais em meu computador, e os utilizo com frequência. O que não dá pra aceitar é ver pessoas querendo empurrar o que A, B ou C disseram por que eles são/eram os caras, os doutores, os paladinos da letra, como se eles fossem a autoridade final sobre todo e qualquer assunto.

Lembram de Lutero? Pois bem. A Reforma saiu como? Porque ele seguiu as Bulas, as orientações do Pontífice, os Concílios?

E quando na Dieta de Worms? Ele recorreu a que em sua defesa? Relembremos suas palavras: “Caso não for convencido por testemunhos da Escritura e por motivos racionais evidentes - pois não creio nem no Papa nem nos Concílios, pois é evidente que erraram muitas vezes e se contradisseram -, estou convencido, pelas passagens da Sagrada Escritura que mencionei, e minha consciência está presa à Palavra de Deus.”

Voltando a Paulo mais uma vez... Por que Paulo não usa dos argumentos e ensinos do Talmud, Targuns, apócrifos e outros tantos para servir de base à sua doutrina? Pelo simples fato de que ele sabia que as ÚNICAS palavras que não passam, mas permanecem para sempre, são AS Palavras do Senhor, porque Ele é Fiel (Sl 145.13; Mt 24.35) Glória a Deus por isso!!!

Claro e creio que auxílios bibliográficos tem seu valor, mas até quanto esse valor pode ser medido? Jesus, certa vez, teve que que repreender alguns por colocarem a tradição humana acima do mandamento de Deus (Mc 7.8).

Não estariam alguns incorrendo no mesmo problema, ao colocar as Escrituras sob o escrutínio humano, quando na verdade deveria ser justamente o oposto?

Aprendamos mais com Paulo, que soube dar o devido valor às Escrituras e dElas se utilizava a todo instante e conseguiu estabelecer a mais rica e linda doutrina que existe no mundo: a Doutrina do Senhor da Glória e Seu Reino!


Mas irmão, e os livros que eu tenho? E os demais escritores?

Bom, volte a ler tudo o que escrevi. Faça isso tantas e quantas vezes forem necessárias e, se ainda assim não entender, sugiro que desça à casa do Oleiro e lá, ouça as palavras DELE!!!


Nos Laços do Calvário,

Ir. Márcio da Cruz





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de preencher, um conselho: pense no que vai escrever. Pondere suas palavras. Respeito é tudo e inteligente.
Venha somar com seus comentários para que todos saiam ganhando.

Ir. Márcio da Cruz