Rádio Hinos Inspirados


sábado, 17 de outubro de 2020

O LADRÃO E SALTEADOR DE JOÃO 10 E O COACH GOSPEL




Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão¹ e salteador². [...] O ladrão² não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância”. João 10.1,10 ARC

Há em nosso meio e atualmente, um grande, pernicioso, velado e perigoso movimento disfarçado de piedade e altruísmo. Palestrantes intitulados coachs – que nada mais é que um termo eufemístico para dar ares de ciência aos propagadores da famigerada teologia da prosperidade em sua nova roupagem – têm tido acesso a várias congregações e ajuntamentos cristãos, buscando satisfazer a sua egocêntrica vaidade e, infelizmente, trazendo prejuízos inúmeros à Noiva de Cristo.

Como identificar isso? Como se prevenir contra isso? O que fazer com isso?

Vejamos o que a Bíblia tem a dizer em relação a isso, buscando apoio em um texto bastante conhecido pelos irmãos: João 10 – Jesus, o Bom Pastor.

Lendo o texto mais acima, nos dois versículos encontramos dois termos para revelar quem são os que buscam invadir o redil. Jesus disse que eles não têm entrada legal, sobem por outra parte e os chama de LADRÃO e SALTEADOR. Vejamos o que lemos no texto em seu idioma originalmente escrito:

- κλεπτης kleptēs¹ / ληστης lēstēs² – aquele que consegue o seu objetivo por meio de estratagema¹ e, se isso não for suficiente, da violência² (Vincent). O homem que é kleptēs rouba secretamente, como faria um ladrão ou arrombador ou um defraudador, ao passo que o lēstēs rouba com violência, com vigor. Strong

Após o observado, descobrimos algo interessante. O ladrão que ROUBA, MATA e DESTRÓI não é violento, mas dissimulado, velado, ilusionista, sedutor, sapatinho de lã, porém com um gigantesco poder de destruição. O mal velado, o mais perigoso.

Não são assim os coachs gospel, os kleptēs? Não são assim os discursos e retóricas usados por eles, prometendo todos os reinos e glórias deste mundo aos seus ouvintes e mantenedores, seduzindo-os com promessas ilusórias de honra, poder e glória? (me lembrei do discurso de um certo ser...)

Vi recentemente um destes kleptēs em um vídeo – em uma armação notória – querendo provar seus argumentos e táticas perante uma numerosa plateia. Esse mesmo kleptēs também é adepto da chamada Constelação Familiar, que nada mais é que mais um embuste com reboco de ciência para iludir os incautos. Aliás, você já reparou que esses kleptēs possuem o mesmo discurso? Prometem riqueza, status, comando e abundância a partir da própria pessoa? Basta apenas que ela siga as suas orientações e adquiram o seu material (livros, apostilas, cursos on-line...).

O preocupante é que isso tem tido acesso fácil ao curral das ovelhas. Líderes – que esqueceram o temor de e a Deus – têm permitido essa erva daninha adentrar pela porta da frente e assim, encantar muitas ovelhas com o canto da serpente do Éden.

E quando eles não conseguem entrar, buscam outros acessos, como a Internet, Redes Sociais, boca a boca usando chamariz recheado de ilusões com encenação, etc.

Você já reparou que os coach gospel querem ensinar um pai a ser pai, um professor a ser professor, um empresário a ser empresário, um pastor a ser pastor, um crente a ser crente, mas eles mesmos não são nada? São nada mais, nada menos que cópias de seus mentores e blogueiros, reproduzindo tudo o que eles fazem ou falam.

Portanto, meu amado irmão, fuja da ilusão do canto da serpente do Éden, pois o que ela quer é justamente o que ela conseguiu fazer com Adão e Eva: privar você da comunhão com o Pai. Interessante, pois essa mesma serpente reaparece na história tentando a Jesus, dizendo: “Dar-te-ei toda a autoridade e glória destes reinos, porque me foi entregue, e a dou a quem eu quiser; se tu, me adorares, será toda tua (Lc 4.6,7)”. A história é a mesma, apenas os métodos mudam. Como ouvi uma frase em um filme antigo: “quem disse que cachorro velho não aprende truques novos?”. Esteja atento. OLHAI, ORAI e VIGIAI!!!


No Senhor de tudo e de todos,

Ir. Márcio da Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de preencher, um conselho: pense no que vai escrever. Pondere suas palavras. Respeito é tudo e inteligente.
Venha somar com seus comentários para que todos saiam ganhando.

Ir. Márcio da Cruz