Rádio Hinos Inspirados


sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O GRANDE EXEMPLO



O Preço Mais Alto
Filipenses 2.5-11
Verdade Prática: “O Exemplo de Cristo Nos Ensina Que Para Toda Situação Há Um Preço A Ser Pago

1. Semelhança Com Cristo

Parecer-se com Jesus é regra inegociável e inadaptável para alcançar vitória (Jo 15.5c; 1Jo 2.6).
A Bíblia em Colossences 3.5-11 nos ensina que a vitória está em despojar-se da natureza comum a todos os que nascem neste mundo, ou seja, o EU, corrompido pelo gene do pecado.
Mas só conseguimos isto seguindo o conselho do escritor aos Hebreus no capítulo 12, vers. 2: “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
Olhar aqui significa manter o foco, a visão, o alvo. Pois só Nele manteremos a humildade que precisamos para sermos reconhecidos como herdeiros dos céus (Mt 11.28-30; Mt 5.3; conf. Com Sl 115.1).

2. Identidade Com Cristo

Toda atitude a ser tomada tem que partir de nós (lembremos que estamos tomando como exemplo o nosso Salvador Jesus). Esperar dos e pelos outros é declarar a nossa “infalibilidade” e “autodependência”! Sou humano, e como tal, tenho um limite que me diz que há um ponto em que me é impossível chegar. E preciso demonstrar isto às pessoas, para que as mesmas não se apoiem em quem não tem base sólida, firme, vive em uma soberba sem limites e orgulho demoníaco.
3. Servo Como Cristo
Observando o caminhar da Igreja atual, século XXI, pude observar o maior obstáculo que a mesma está a enfrentar: a existência de verdadeiros servos!
As grandes cátedras que outrora lutavam para ostentar a bandeira da Glória Divina ensanguentada no Calvário aos homens, hoje há apenas umas poucas fagulhas, pois estes altares hoje, mais se parecem com um mercado comum de comércio, onde o que mais oferecer vantagens, ganha a freguesia.
O nosso maior erro está em cairmos no mesmo erro israelita quando na posse de Canaã e suas vitórias na terra das promessa: esqueciam-se de Deus continuamente e deixavam de serví-Lo (Jz 2.13,17; 3.7,12; 4.1; 6.1; 8.34: 10.6; 13.1).
Quando nos conscientizarmos de que assim como Cristo ofereceu-se pelo homem, e deu-se por ele, viveremos em sua totalidade a importância e o significado de ser servo.

4. Vitorioso Como Cristo

Você lê a Bíblia com carinho, atenção, cuidado, imparcialidade, humildade e sinceridade?
Pois é. Se você age assim, já deve ter percebido que o texto que lemos no início nos indica o segredo da vitória de Jesus que (volto a dizer) nos ensina, e muito: “obediente até à morte”. Aí está a chave do sucesso, êxito, vitória: IR ATÉ O FIM. De que adianta caminhar, correr, desbravar trilhas inexploradas se vier a desistir logo no início, no meio ou até mesmo sentido o cheiro da linha de chegada?
A maior história é contada do pódio e não da plateia. O pódio dá uma visão geral, panorâmica, enquanto que a plateia é limitada, abafada e muitas vezes dolorida.
Siga até o fim, pois há algo reservado para você. Foi promessa de Jesus: “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida – Ap 2.10”. O que é a morte (neste caso, física), senão o fim de tudo? Como morremos, indica como deixaremos uma marca.
Agora, se quiseres desistir, tenha a sensibilidade e humildade de reconhecer que a desistência parte de você e não de outro agente externo. Somos responsáveis por nossos próprios atos, sejam eles bons ou maus (Gl 6.7).

Que Deus em Cristo te abençoe
Vosso irmão,
Ir. Márcio Cruz

A MAIOR DECLARAÇÃO DO MUNDO


Pv 18.21 “A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto”.
Verdade Prática: “Refletir antes de falar é de suma importância para que se consiga chegar à vitória final”.


Muitos hoje estão se apegando de uma forma mística, supersticiosa, herética ao que chamamos de PODER DAS PALAVRAS. Através deste pequeno comentário, quero tentar orientar a cada um que for lê-lo a procurar encher-se do que Paulo chama das coisas do alto (Fp 4.8). Afinal, o Mestre Galileu Yeshua, disse "do que há em abundância no coração, disso fala a boca" -Mt 12.34.

Portanto, aprendamos com a Bíblia!!!!

Três exemplos bastante práticos:

1. JÓ:
• O relato inicial de sua vida o mostra sendo totalmente fiel em seu proceder (Jó 1.1,5).
• Mantêm-se assim durante toda a narrativa (Jó 19.25).
• O seu final é melhor que seu começo (Ler Gl 5.7 = Causativo: Jó 42.7,8. Efetivo: Jó 42.10-13).

2. PAULO:• O relato inicial de sua vida também o mostra zeloso, mas à sua maneira, o que certamente foi o fiel na balança para expandir o Reino de Deus no mundo (Gl 1.14: Deus usa aplicados e responsáveis).
• Duas verbalizações colocam Paulo como um exemplo (typos) a ser seguido (Gl 2.20 e 2 Tm 4.7,8).

3. JESUS:Quero referir-me ao Mestre apenas através de três verbalizações que Ele manifestou diante de todos. A primeira quando iniciou um pouco antes de iniciar seu ministério. A segunda quando iniciou o mesmo diante da multidão, e a terceira diante de todo o Universo.

• Mt 3.15 Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça (consciência). Então ele consentiu.
• Mt 5.17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir (propósito).
• Jo 19.30 Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado (fidelidade até o fim). E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

Portanto irmãos, cuidais com o que vossos lábios manifestam, pois os mesmos podem selar o vosso fim.

Em Cristo que manteve-se puro de lábios (Is 53.9),


Ir. Márcio Cruz